O sistema de águas pluviais de um rancho na Califórnia utiliza tecnologia de conservação de água



O Rancho Los Cerritos é um local histórico e museu de 4,7 acres (1.90202251853 hectares) em Long Beach. Construído em 1844, a casa de dois andares em estilo Monterey-adobe e os terrenos ilustram a história local de várias culturas espanholas, mexicanas e europeias que passaram por esta área. No Verão de 2022, o Rancho iniciou a construção de um sistema avançado de recuperação de águas pluviais que irá captar, armazenar e reutilizar a chuva no local. O novo sistema de águas pluviais deverá ajudar a minimizar o desperdício de água e demonstrar como a Califórnia e outros climas secos se podem adaptar a secas relacionadas com as alterações climáticas ou a períodos alternados de tempo seco e húmido, escreve o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, o novo sistema de águas pluviais do Rancho Los Cerritos também inclui um extenso programa de educação pública chamado “Looking Back to Advance Forward”. Este programa combina novas tecnologias com soluções baseadas na natureza, desenvolvidas pelo povo Tongva há mais de 5.000 anos. Com este sistema híbrido inovador, o Rancho irá captar e reutilizar quase 100% da precipitação, o que deverá diminuir drasticamente o seu consumo de água e evitar que o escoamento e os poluentes cheguem às zonas húmidas de Dominguez Gap, ao rio Los Angeles e ao oceano.

Porquê fazer alarido sobre um sistema de gestão de águas pluviais? Porque é único. O Rancho Los Cerritos é o primeiro projeto de melhoria das águas pluviais nos EUA, num local histórico registado a nível local, estatal e nacional, a utilizar um sistema tão extenso. O sistema de captação de água dá prioridade à perturbação mínima do local circundante e utiliza materiais intencionais para servir como um tipo de jardim para o público.

O sistema de gestão da água do Rancho emprega dois métodos para captar, armazenar e tratar as águas pluviais. O primeiro utiliza tecnologia para recapturar e armazenar águas pluviais através de tijolos de pavimentação permeáveis à água no topo do local, que drenam para uma cisterna subterrânea de 22.000 galões. As águas pluviais captadas na cisterna são filtradas e tratadas, fornecendo depois irrigação aos jardins históricos do local.

O sistema do Rancho é de grandes dimensões para o seu local, porque queriam experimentar aqui a ampliação e duplicação de um sistema para o adaptar a outros locais do Rancho dos EUA. Está localizado num local elevado no topo do bairro de Bixby Knolls, o que permite que um sistema de gravidade canalize as águas pluviais para um ribeiro natural direcionado para o ponto mais baixo da propriedade. A água canalizada para o ribeiro é tratada por biofiltração, recorrendo a plantas para ajudar a manter um equilíbrio natural no abastecimento de água.

Um parque de estacionamento contíguo à estrada de Long Beach acrescentará ” biovaletas” adicionais, ou seja, um curso de água natural que remove os poluentes. O sistema do parque de estacionamento capta mais 140 000 pés cúbicos de escoamento por ano, aumentando a captação de águas pluviais de 40% para 95% por ano. Isto evita que o escoamento atinja as zonas húmidas de Dominguez Gap e o rio Los Angeles, ambos a menos de um quarto de milha de distância.

O objetivo aqui é combinar um método nativo tradicional de canalizar a água para cursos de água naturais com tecnologia moderna para a armazenar e reutilizar, tornando assim a terra e as pessoas mais resistentes às alterações climáticas, conclui o site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...