O Sol também tem estações?
A resposta à pergunta do título é não, o Sol não tem Primavera nem Inverno. Mas sim, existem condições meteorológicas, na forma de campos magnéticos flutuantes. E existem variações para essas condições meteorológicas, de acordo com cientistas do National Center for Atmospheric Research norte-americano, segundo o Smithsonion.
Assim, o Sol tem um ciclo de 11 anos, no qual as partículas que flutuam junto a ele variam com os campos magnéticos à superfície da estrela. Esta variabilidade mostra-se nas manchas solares – regiões que são milhares de graus mais frias e que têm entre 2.400 e 48.000 quilómetros de largura, podendo disparar fluxos de partículas, para a Terra, a milhões de quilómetros por hora.
Estas tempestades solares são responsáveis pelas auroras. No auge deste ciclo de 11 anos, as manchas solares são comuns.
Mas erupções solares e outras rejeições de gases e forças atingem o pico logo depois de o Sol chegar ao seu próprio pico. Segundo os investigadores, este padrão de variabilidade de dois anos pode explicar esta diferença. O padrão é causado pelas mudanças nas faixas de campo magnético nos hemisférios norte e sul da estrela. Ou seja, é como se o Sol tivesse uma estação chuvosa e outra seca, explica em comunicado Scott McIntosh, um dos responsáveis por esta teoria. Porém, em vez de chuva o Sol tem explosões de gás e partículas – a energia desta chega às centenas de milhões de toneladas de explosivos.
Foto: max max / Creative Commons