O uso de energia eólica e solar aumentou mundialmente, revela novo relatório
As fontes de energia renováveis começam “ganhar terreno” no mundo, ultrapassando as fontes provenientes de combustíveis fósseis como o petróleo, o gás e o carvão, que são prejudiciais para o ambiente.
Um novo relatório da Ember – Coal to Clean Energy Policy – revela que se deu um crescimento mundial do consumo de eletricidade proveniente de fontes de energia eólica e solar. Comparando os primeiros semestres de 2019 e 2020 registou-se um aumento de 14%, sendo assim ambas as fontes responsáveis por um décimo (9,8%) da eletricidade utilizada em todo o mundo. Em simultâneo, o consumo de carvão desceu no mesmo período de tempo.
Os autores destacam que, “embora 70% da queda do carvão no primeiro semestre de 2020 possa ser atribuída à menor procura de eletricidade devido à COVID-19, 30% pode ser atribuída ao aumento da eólica e solar.”
A Europa, em particular, também se destacou de forma positiva. As energias renováveis superaram as energias fósseis, e as duas fontes eólica e solar foram responsáveis por 21% da eletricidade consumida, distinguindo-se países como a Dinamarca (64%) e a Irlanda (49%). Desde 2015, o consumo de carvão no Continente diminuiu de 24% para 10%, um avanço benéfico com vista às metas do Acordo de Paris.
Pode comparar alguns dados a nível mundial nos seguintes gráficos: