Ocean Witness, o novo projecto da WWF que defende os oceanos



“As coisas mais importantes para mim são a minha mulher e as minhas filhas, mas o oceano completa todo o resto.” É com esta frase poderosa que Emanuel Henriques, pescador português da zona de Peniche, partilha o seu amor pelo oceano na plataforma Ocean Witness – Testemunha dos Oceanos lançada agora pela WWF.

Construir uma comunidade global que reúna instituições e pessoas que dependem dos oceanos é o objectivo da plataforma lançada por esta organização ambiental no decorrer do 4º Congresso Internacional sobre Áreas Marinhas Protegidas, no Chile.

A trabalhar na Reserva Natural da Berlengas, Emanuel partilha com o público o seu amor pelo oceano e revela as mudanças que tem implementado no seu dia-a-dia no mar com vista a proteger os oceanos. Praticar uma pesca selectiva, não pescar peixes juvenis ou trazer para terra o lixo que se cruza no seu caminho enquanto navega nas águas frias de Peniche são algumas das atitudes que Emanuel já adoptou.

Apostar numa metodologia de co-gestão como forma de garantir a sustentabilidade da pesca tem sido uma das bandeiras do trabalho desenvolvido no terreno pela equipa da WWF. Como forma de criar uma rede entre as várias figuras deste importante trabalho, a organização irá lançar dentro em breve o primeiro comité de co-gestão em Portugal. Até ao final do ano, a apanha do percebe na Reserva Natural das Berlengas será o protagonista deste modelo de co-gestão.

Foto: apasciuto / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...