Oceanário de Lisboa tem novo programa para o ano escolar, cheio de novidades
O novo ano lectivo está aí com novas disciplinas e conhecimentos para descobrir. Tal como no regresso à escola em que todos os dias ganhamos novos conhecimento, também no que diz respeito ao mundo marinho ainda temos muito para descobrir e aprender. Para isso o Oceanário lança o Programa da Educação 2016-2017, com 30 actividades educativas pensadas para a comunidade escolar, numa experiência única de conhecimento e conservação dos oceanos.
Professores e alunos serão desafiados a desenvolver a criatividade, a aprofundar conhecimentos e a reinventar a forma como olham para os oceanos, através da programação criada para os vários níveis de ensino, desde o Pré-escolar até ao Secundário.
Há várias novidades na programação do Oceanário para o ano lectivo que agora começa: as visitas temáticas, conduzidas por um educador marinho, que revelam a multiplicidade dos ecossistemas numa viagem pelos oceanos, como é o caso da “Volta ao Mundo em 80 Minutos”; os ateliers com visita, como “Quem tramou o mexilhão? Relações bióticas nos oceanos”, que integram várias disciplinas, como a literatura e a matemática, na descoberta dos oceanos e os Workshops para professores, com destaque para o “Plasticologia marinha, sobre a poluição marinha causada por sacos de plásticos e os grandes desafios de conservação à escala mundial. Uma das actividades mais aguardadas é o “Dormindo com os tubarões” que propõe passar uma noite em frente ao aquário central para aprender tudo sobre estes peixes, assim como o regresso do Vaivém Oceanário, que percorre o país de norte a sul com experiências educativas de acesso livre e gratuito.
O programa é apresentado oficialmente a 22 de Outubro no Dia Aberto ao Professor, com o Oceanário de Lisboa a convidar professores e educadores a descobrir e experimentar as novas actividades.
Criado em 1999, o programa de Educação já recebeu 800.000 participantes num projecto cheio de actividades que “complementam o currículo do sistema educativo e fornecem aos alunos e professores experiências que os habilitam a serem adultos e cidadãos competentes na valorização e gestão do vasto património natural que é o mar português”, refere a directora de educação do Oceanário de Lisboa, Patricia Filipe.
Foto: A.Pina