Oeiras Move Escolas abre novas rotas de Bike Bus e Pedi Bus



O Município de Oeiras e a Parques Tejo celebram a expansão dos Bike Bus e Pedi Bus com um evento simbólico na Escola Básica de Porto Salvo, no próximo dia 14 de janeiro. Este momento marca não só o arranque do novo comboio de bicicletas na EB de Porto Salvo, mas também a consolidação do projeto em Oeiras, com a adesão de mais 4 escolas, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, com o lançamento destas novas rotas, são agora 9 as escolas do Concelho de Oeiras que dispõem de uma solução segura, saudável e ambientalmente sustentável para que as crianças cheguem à escola.

Em dias específicos e rotas previamente definidas, feitas tendo em consideração as moradas dos alunos aderentes, as crianças entram no ‘comboio’ numa estação próxima de casa e seguem em conjunto de bicicleta ou a pé para a escola.

Os percursos são desenhados tendo em conta a distância e a baixa dificuldade de forma a que as crianças possam divertir-se. A acompanhar os ‘comboios’ estão adultos com formação específica, no ratio de 1  ‘maquinista’ para cada 4 alunos, para garantir a segurança e o cumprimento das regras de trânsito.

A abertura da linha de Porto Salvo marca uma fase de crescimento que inclui quatro novas comunidades escolares: EB Porto Salvo, EB São Bruno, EB Samuel Johnson e EB Pedro Álvares Cabral. Estas juntam-se às escolas que já integravam o projeto-piloto no ano letivo 2024/25, nomeadamente EB Manuel Beça Múrias, EB Conde Ferreira, EB Gomes Freire de Andrade, EB Sá de Miranda e EB António Rebelo de Andrade, totalizando 9 escolas abrangidas por esta iniciativa de mobilidade suave.

 Como nasceu o Bike Bus do Oeiras Move Escolas

O Bike Bus do programa Oeiras Move Escolas nasceu da necessidade de dar resposta a uma problemática clara. Segundo o estudo Estratégia de Mobilidade Escolar de Oeiras (2024), realizado pela consultora TIS, por iniciativa da Parques Tejo, mais de 60% dos alunos do concelho chegam à escola em carro privado. Este hábito de transporte tem impactos conhecidos no ambiente, mas também na saúde física e mental das crianças, na sua autonomia e desenvolvimento.

Com o objetivo de transformar o paradigma da mobilidade escolar no concelho, os comboios de bicicletas e a pé, têm a sua primeira viagem a 26 de maio de 2025 na EB Conde de Ferreira. Desde então, o projeto registou um crescimento significativo: o que começou como um projeto-piloto em cinco escolas expandiu-se.

Em dezembro de 2025, estavam ativas 23 linhas de circulação, 11 de Bike Bus e 12 de Pedi Bus.  Mais de 100 crianças estão inscritas no projeto, o que retira mais de uma centena de automóveis das estradas em direção às escolas de Oeiras.  O objetivo do projeto é estender progressivamente o Bike Bus e o Pedi Bus a todos os Agrupamentos de Oeiras.

O programa tem tido um efeito “transformador” no concelho, retirando veículos automóveis das imediações das escolas, promovendo hábitos de vida saudáveis e o pensamento de alternativas de transporte sustentáveis. Com mais de duas dezenas de linhas ativas, o projeto do Oeiras Move Escolas afirma-se como uma das mais ambiciosas respostas de transporte escolar sustentável a nível nacional.

Resiliência e Segurança em Duas Rodas

Para assinalar a maturidade do projeto, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, entregará pessoalmente brindes às crianças aderentes. Esta iniciativa visa dotar os jovens ciclistas e pedestres do equipamento necessário para manterem as suas rotinas de mobilidade sustentável ao longo de todo o ano letivo, garantindo conforto, segurança e visibilidade






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...