Oeste do Canadá pode perder 70% dos seus glaciares até 2100
Se as alterações climáticas continuarem a traçar o caminho até aqui percorrido, o Oeste do Canadá vai perder cerca de 70% dos seus glaciares ao longo dos próximos 85 anos. A conclusão é de um novo estudo publicado na revista científica Nature Geoscience.
De acordo com a investigação, elaborada pela Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá, milhares de glaciares da própria zona da Colúmbia Britânica e de Alberta podem perder entre 60% a 80% do seu volume colectivo em relação ao volume de 2005. Tudo dependerá da quantidade de dióxido de carbono que será emitido até ao final deste século.
Se este cenário se confirmar, muitos glaciares das Canadian Rockies – o segmento canadiano das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos – vão desaparecer completamente, com perdas de área de gelo e volume que excedem os 90%.
A diminuição da quantidade de glaciares na região oeste do Canadá vai ter impactos a vários níveis, desde a indústria turística do esqui, à agricultura, pescas, rede hidroeléctrica e desenvolvimento dos recursos naturais, escreve o Inhabitat.
Foto: ati2001/ Creative Commons