Oleiros distribui 50 compostores domésticos para recolha de biorresíduos
A Câmara Municipal de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, vai distribuir 50 compostores domésticos a munícipes, no âmbito do programa “RecolhaBio”.
“Para além de um compostor doméstico de 280 litros, os munícipes terão direito a um balde de sete litros, ‘workshop’ sobre compostagem, um miniguia de compostagem, ficha de registos da quantidade e tipo de resíduos, acompanhamento técnico e visitas de monitorização durante seis meses”, referiu, em comunicado, o município de Oleiros.
Para colocar em prática o programa “RecolhaBio”, numa primeira fase, a autarquia vai distribuir gratuitamente mais de 50 compostores domésticos aos munícipes com moradias ou apartamentos com logradouro, quintal ou jardim.
Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e enviar para o e-mail geral@cm-oleiros.pt com o assunto “RecolhaBio” ou entregarem o documento na receção da Câmara Municipal de Oleiros até ao dia 30.
Os biorresíduos são os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha que podem ser decompostos por completo pela ação de microrganismos.
Através do processo de compostagem dão origem a um fertilizante rico em nutrientes.
“Nesse sentido, o município de Oleiros, consciente do seu contributo na gestão dos biorresíduos e da sua importância para a sustentabilidade ambiental no concelho, apresenta condições que promovam uma reciclagem mais efetiva e reforcem a redução de deposição dos biorresíduos em aterro, incentivando, em simultâneo, a economia circular”, lê-se na nota.
O município de Oleiros realçou a Diretiva (EU) do Parlamento Europeu que veio estabelecer a obrigatoriedade dos Estados-Membros assegurarem, até 31 de dezembro de 2023, que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente.
O objetivo é evitar o tratamento de resíduos que relega os recursos para os níveis mais baixos da hierarquia de gestão de resíduos (aterro) e de permitir uma reciclagem de elevada qualidade e impulsionar a utilização de matéria-prima secundária de qualidade.