Óleo de palma: qual o impacto que este produto está a ter nas florestas tropicais?

Talvez nunca tenha reparado, mas muitos dos produtos que consome diariamente contêm óleo de palma. Mas de onde vem este óleo e qual o impacto que está a provocar nas florestas de todo o mundo? Extraído do fruto da palmeira, é usado em produtos alimentares, mas também em cosméticos e até em produtos de limpeza.

Com uma produção massiva, o custo do óleo de palma está hoje em valores muito reduzidos, sendo hoje gordura vegetal mais barata em todo o mundo. Como consequência desta utilização à escala mundial, a sua produção está a destruir florestas tropicais do planeta, com especial impacto na Malásia e na Indonésia.

Noticias recentes dão conta do impacto que o óleo de palma está a ter na biodiversidade destes países. A produção deste óleo, e consequente desmatação das florestas nestes locais está a afectar fortemente o habitat natural de animais como o tigre de Sumatra e o orangotango, ambos em vias de extinção. Valores avançados pela BBC dão conta que nos últimos 16 anos mais de 100 mil orangotangos perderam a vida na zona de Bornéu.

Saiba mais sobre este produto em mais um vídeo do Minuto Verde.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.

Foto: Fernando Moital / flickr