Olha quem vem aí! As imagens da chegada da Primavera (com FOTO)

Se é leitor do Green Savers, sabe que somos grandes fãs das fotos da NOAA, a National Oceanographic and Atmospheric Administration, uma agência científica norte-americana ligada às questões dos oceanos e atmosfera – como o próprio nome indica, aliás.

A NOAA, uma fonte inesgotável de informação, celebrou a chegada da Primavera com uma fantástica fotografia que revela a momento em que o ângulo relativo da Terra é perpendicular ao Sol, fazendo com que a energia solar de entrada seja igual para os hemisférios Norte e Sul. É um momento que acontece duas vezes por ano e que causa, também, dia e noite de períodos idênticos.

Hoje, o hemisfério Norte já está mais iluminado que o sul – ainda que, na imagem, o Sol tivesse sido criado artificialmente.

Veja a imagem e clique nela para ver o fenómeno com maior nitidez.

equinócio_SAPO

O que é o equinócio?

Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, na sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste – a linha do equador terrestre projectada na esfera celeste). Mais precisamente, é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste.

A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa noites iguais, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Os equinócios ocorrem nos meses de Março e Setembro quando definem mudanças de estação. Em Março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul. Em Setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do Outono no hemisfério norte e da Primavera no hemisfério sul.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...