Oliveira de Azeméis pedala por um município mais verde
A Câmara de Oliveira de Azeméis lançou um serviço composto por 20 bicicletas eléctricas que estão disponíveis para aluguer em três postos de carregamento do concelho. Com esta oferta o município pretende estimular a mobilidade verde.
Resultado de um investimento de 70 mil euros a instalação da rede BiclAZ permite aos utilizadores entregar as bicicletas ao final do dia em qualquer posto da rede, consoante a localização que lhes seja mais conveniente. Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, explicou à Lusa que a aposta nas bicicletas eléctricas foi feita “para facilitar uma locomoção mais suave onde houver declives e garantir viagens quase sem esforço, porque a finalidade do projecto é mesmo incentivar as pessoas a utilizarem meios de transporte mais sustentáveis, que não poluam o ambiente e ainda façam bem à saúde”, defende.
Cada bicicleta vem equipada com um cesto, indicador de carga e sistema de localização geográfica, apresentando autonomia elétrica para cerca de 40 quilómetros. Quando a carga é consumida a bicicleta passa a funcionar de forma tradicional. O primeiro acesso à rede BiclaZ obrigará o utente à compra de um cartão pelo preço de 10 euros, mas o aluguer das bicicletas é gratuito durante o ano de estreia do serviço. A partir de Agosto de 2017, será aplicada uma tarifa de 50 cêntimos por cada 15 minutos de utilização, adianta a autarquia. O objetivo é criar no concelho 17 quilómetros de ciclovias até 2020, promete Hermínio Loureiro.
Os três postos de abastecimento disponíveis na cidade integram a Mobi.e – Rede Nacional de Mobilidade Elétrica.