Onda de calor com 47,9º: Canadá bate recorde de temperaturas altas
O Canadá está a sofrer uma onda de calor que tem resultado em temperaturas recorde na região, principalmente na zona Oeste do país, na Colômbia Britânica.
Na vila de Lytton, a 260 quilómetros de Vancouver, foram atingidos dois recordes num espaço inferior a 24 horas. O primeiro recorde foi atingido a 27 de junho de 2021, com 46,6º Celsius, tendo sido, segundo o Environment Canada, o recorde de temperatura máxima atingida no país. O segundo e novo recorde foi atingido ontem, dia 28 de junho, com as temperaturas a chegar aos 47,9ºC na mesma região.
O antigo recorde de temperaturas tinha sido estabelecido em 1937 em Yellow Grass e Midale (Saskatchewan), com 45,0º C.
De acordo com o alerta emitido hoje pelo Environment Canada, “A duração desta onda de calor é preocupante, pois há pouco alívio à noite com temperaturas elevadas”. As máximas diurnas previstas para esta terça feira variam entre os 34 a 37 graus Celsius, e as mínimas noturnas esperadas são de 20 graus Celsius.
Como tal, a entidade apela à precaução dos cidadãos, fazendo algumas recomendações: “Beba bastante água antes mesmo de sentir sede e mantenha-se num local fresco”, “verifique como está a família mais velha, os amigos e os vizinhos” e “fique atento aos sintomas de doenças do calor: tonturas / desmaios; náuseas / vómitos; respiração rápida e batimento cardíaco(…)”.
Os meteorologistas prevêem que as temperaturas extremas comecem a reduzir na quarta feira.