ONG vai usar madeira certificada para construir moradias de emergência no Brasil



O FSC (Forest Stewardship Council) e a organização Teto Brasil, que actua em comunidades carentes de países latino-americanos, formaram uma parceria para que todas as casas construídas pela organização no Brasil sejam feitas com madeira certificada. A parceria entre as duas instituições reforça a preocupação com a sociedade e o ambiente.

“Quando um projecto social que garante direito à moradia escolhe, no seu processo de construção, produtos que também garantem direitos sociais, ambientais e económicos, isso é muito importante. Essa é a força da parceria: duas formas de lutas se fortalecendo: FSC Brasil e Teto. Estamos muito felizes em fazer parte disso”, explicou em comunicado Fabíola Zerbini, secretária-executiva do FSC Brasil.

Entre Abril de 2013 e Agosto deste ano, foram construídas no Brasil 468 casas de emergência com madeira certificada FSC. O entrave, actualmente, é a falta de fornecedores em alguns estados do país – e um dos objetivos da parceria é ampliar essa rede e garantir 100% dos materiais certificados.

“Melhorar a qualidade e durabilidade da moradia que construímos é um grande objectivo do Teto. Contar com parcerias como a do FSC é fundamental. Usar madeira certificada, além de nos trazer tranquilidade sobre o ambiente, traz-nos credibilidade e garantia de um bom trabalho com as comunidades em longo prazo”, afirma Denis Pacheco, director de construções da Teto Brasil.

A Teto está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela.

Em 17 anos, e graças ao apoio de voluntários e parceiros, a ONG construiu mais de 100 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 610 mil voluntários em todo o continente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...