ONU: 2013 foi o sexto ano mais quente de sempre

O último ano foi o sexto mais quente de sempre desde que os registos começaram, há cerca de 160 anos. De acordo com a agência climática da ONU, 2013 foi tão quente como 2007.

A Organização Meteorológica Mundial analisou os três principais registos das temperaturas da superfície terrestre, que são compilados pelo Gabinete de Meteorologia do Reino Unido, pelo National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos e pela NASA, refere o Guardian. De acordo com os dados analisados, a temperatura média de 2013 esteve 0,5°C acima das temperaturas médias do período entre 1961-1990.

2010 foi o ano mais quente de sempre e cerca de 13 dos 14 anos mais quentes registados ocorreram no século XXI. Algumas regiões do globo experimentaram temperaturas extremamente quentes no último ano, nomeadamente a Austrália, que enfrentou o ano mais quente de sempre.

“A temperatura mundial de 2013 é consistente com a tendência a longo prazo do aquecimento. A taxa de aquecimento não é uniforme, mas a tendência subjacente é inegável. Dados os níveis recorde de gases com efeito estufa na atmosfera, as temperaturas mundiais vão continuar a aumentar ao longo das gerações vindouras”, afirma o secretário-geral da agência meteorológica, Michael Jarraud.

Foto:  Elsie esq / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores