ONU: compromisso global levará a um aquecimento climático inferior a 3ºC



Os compromissos climáticos já feitos pela maioria dos países do mundo levarão a um aquecimento global inferior a 3ºC até ao final do século, de acordo com uma nova análise feita pelas Nações Unidas (ONU) e divulgada esta manhã.

Ao todo, os 146 os países que se comprometeram nestas medidas são responsáveis por um total de 90% das emissões globais. E se estes planos podem evitar que as temperaturas subam até 5ºC – o que acontecerá se nada for feito – a verdade é que ainda ficam aquém do necessário para evitar que as temperaturas subam mais que 2ºC, o que é visto, cientificamente, como o limite para a segurança global no que toca às crescentes inundações, ondas de calor, tempestades severas e aumento do nível médio do mar.

“Estes planos climáticos nacionais representam o início de uma nova era de ambição climática de uma comunidade global de nações. Os Governos de todos os cantos do Planeta mostraram-se determinados a fazer o seu papel de acordo com as suas circunstâncias nacionais e capacidades”, explicou Christiana Figueres, directora-executiva da ONU para o dossiê das Alterações Climáticas, citada pelo Guardian.

“Caso sejam implementados na íntegra, estes planos vão fazer um dano significativo no aumento das emissões de gases com efeito de estufa: são as fundações de ambições cada vez maiores e que estamos a construir. E estou certa que eles não serão a palavra-final dos países, que estão prontos para continuarmos este caminho em prol de um futuro mais seguro. Um acordo em Paris poderá confirmá-lo”, continuou Figueres.

Em Dezembro, Paris, na França, receberá mais uma conferência global sobre as alterações climáticas. A delegação francesa está optimista num acordo e que este possa ter as suas medidas ampliadas periodicamente, de preferência em cada cinco anos. Só assim os planos iniciais de limitar o aumento climatérico a 2ºC até ao final do século poderão ser cumpridos.

Foto: Furacão Ike / born1945 / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...