ONU condecora Índia pelo empenho num futuro mais sustentável
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres conferiu a maior honra da organização ao Primeiro-Ministro Indiano Narendra Modi, pelos seus esforços na luta contra a poluição e mudanças climáticas.
“O Primeiro-Ministro Modi representa um legado extraordinário”, disse Guterres na cerimónia “Champions of Earth”, em Nova Deli, a capital Indiana. Guterres considera que Modi não só percebe os benefícios de tomar medidas contra as mudanças climáticas como “age com enorme energia para fazer esta mudança. E a sua liderança é, hoje, mais necessária que nunca”.
O Programa Ambiental da ONU reconheceu o Primeiro-Ministro Modi pelos seus amplos esforços no campo do controlo da poluição do plástico, incluindo a promessa de eliminar todos os plásticos de utilização única na Índia até 2022. Também foi condecorado pela sua iniciativa com o Presidente Francês Emmanuel Macron de apoio à International Solar Alliance, uma pareceria global para aumentar o uso da energia solar e diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.
“A economia verde é a boa economia. A tecnologia está do nosso lado. Os que apostam na economia cinzenta terão um futuro cinzento, e os que, como na Índia, estão a apostar na economia verde terão um papel dominante na economia global nas próximas décadas,” disse Guterres.