ONU proclama 2011 como Ano Internacional das Florestas



A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, depois de 2010 ter sido o Ano Internacional da Biodiversidade, com um “balanço muito positivo” por parte do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

O tema para este ano, por sua vez, é “Florestas para o Povo”, sendo que foram escolhidas as florestas como protagonistas de 2011 “pela importância com que se revestem e pela pressão a que estão sujeitas”, explicou a WWF. O objectivo, avança a ONU, é sensibilizar para a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas. Ao longo dos próximos 12 meses, serão promovidas acções de sensibilização a nível mundial.

As notícias do mundo da floresta até têm sido positivas, nomeadamente no que diz respeito à redução, em 60%, nos últimos cinco anos, da desflorestação da Amazónia, a maior floresta tropical do planeta. Em Portugal, por sua vez, a floresta cresceu quase 75% no último século, adiantou o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro.  

“É possível e desejável, para um país como Portugal”, que apresenta uma taxa de 39% de ocupação de solo pela floresta e armazena o equivalente a 279.519 toneladas de CO2, “que este recurso florestal seja cada vez mais potenciado e utilizado numa diversidade que se pretende equilibrada”, defendeu o responsável, numa entrevista à agência Lusa, citada pelo site Planeta Azul

A Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, serão as entidades responsáveis pela dinamização da iniciativa, apresentando um programa que incluirá “cinco grades eventos”, entre outras acções, e deverá ser apresentado ainda este mês. Já a nível internacional, o programa oficial para o Ano Internacional das Florestas será apresentado no próximo dia 24, em Nova Iorque, nos EUA

Veja mais notícias sobre o sector florestal no portal Ambiente Online.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...