Orangotango regressa à natureza depois de ter perdido o braço numa armadilha (com FOTOS)
Um orangotango que perdeu o braço depois de ter ficado dez dias preso numa armadilha humana foi devolvido de volta à natureza. O jovem macho, chamado Pelansi, tentou morder o membro depois de ter ficado preso na armadilha do caçador, de forma a tentar soltar-se. Uma equipa de resgate conseguiu encontrá-lo a tempo de lhe salvar a vida, mas infelizmente a mão e parte do braço direito tiveram de ser amputados.
O animal foi submetido a meses de tratamento e reabilitação, mas está agora totalmente recuperado e de volta ao seu habitat natural, as florestas de West Kalimantan em Bornéu, na Indonésia.
A equipa Internacional Animal Rescue encontrou Pelansi extremamente desidratado e já sem grandes sinais de vida numa plantação de palmeiras, no passado mês de Abril. A sua mão presa estava necrótica e o cotovelo bastante magoado, em virtude das tentativas desesperadas de libertação da armadilha.
Nos primeiros dias após o resgate, os médicos receavam que o animal não sobrevivesse. Mas, depois da complexa cirurgia de amputação do braço, Pelansi reagiu e os veterinários acreditam agora que ele conseguirá levar uma vida normal.
“Todos nós aguardámos ansiosamente o dia da libertação do Pelansi”, explicou Alan Knight, da Internacional Animal Rescue. Que acrescenta: “Quando espécies ameaçadas, como o orangotango, estão em crise, cada indivíduo conta. A história do Pelansi é um motivo de celebração, não apenas porque a sua vida foi salva, mas também porque a sua reintrodução na natureza é um passo pequeno, mas simbólico, em prol da conservação desta espécie.”
Os activistas defendem que este incidente realça a forma como a produção de óleo de palma está a destruir o habitat dos orangotangos, limpando as florestas de modo a aumentar o espaço para o crescimento das plantações.
Segundo a Internacional Animal Rescue, o lugar onde Pelansi foi encontrado é casa para um grande número de orangotangos que fugiram de uma nova plantação de óleo de palma. O óleo de palma é um elemento muito utilizado em cosméticos e alimentos processados.