Orangotangos correm perigo devido ao Covid-19



Os estudos quanto à propagação da Covid-19 por animais ainda não são claros, porém, são muitas as organizações que por todo o mundo começam a proteger as espécies deste potencial inimigo. Segundo revelam alguns especialistas, na revista científica Nature, o Coronavírus é uma grande ameaça para os Simiiformes. Os Orangotangos são um bom exemplo, dado que partilham 97% do seu ADN com os seres humanos.

A Fundação Borneo Orangutan Survival (BOSF) na Indónesia, conhecida por ser a maior ONG de conservação de primatas, já tomou medidas para proteger as suas espécies. Apenas os trabalhadores essenciais que mantém contacto direto com os animais podem ir ao centro, tomando sempre as devidas precauções, como o uso de máscara e luvas e medindo a temperatura corporal diariamente.

O CEO da Fundação, Jamartin Sihite, teme que não seja dada importância à vida destas espécies perante o agravamento da situação atual. Além disso, assume que os equipamentos de prevenção são cada vez mais escassos, pelo que, a BOSF está a aceitar doações monetárias que permitam manter as suas operações. O Orangotango é um animal em perigo crítico, dividindo-se a sua população em espécies de Bornéu (57 mil), Tapanuli (14 mil) e Sumatra (800).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...