Orçamento Participativo de Lisboa 2021 dedicado à sustentabilidade e ao ambiente
A Câmara de Lisboa discute na segunda-feira a realização da 12.ª edição do Orçamento Participativo da cidade, que em 2021 será dedicado aos temas da sustentabilidade e desporto, e terá 2,5 milhões de euros como valor global.
Segundo a proposta subscrita pelo vereador com os pelouros do Planeamento, Urbanismo, Relação com o Munícipe e Participação, Ricardo Veludo, que será votada na reunião privada do executivo, a 12.ª edição do Orçamento Participativo será dedicado exclusivamente “a projetos que contribuam para uma cidade mais sustentável, resiliente, amiga do ambiente e que contribuam para melhorar os níveis de saúde da população”.
Nas normas de participação desta edição é estabelecido que o montante global do Orçamento Participativo será dividido por dois grupos de projetos: propostas que envolvam empreitadas de obras públicas cujo montante seja inferior a 150 mil euros e propostas de projetos que envolvam a aquisição de bens móveis ou serviços de valor inferior a 75 mil euros.
Podem participar maiores de 16 anos, devendo as propostas ser enviadas através da Internet, no Portal da Participação da Câmara de Lisboa, entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2021.
O anúncio dos projetos vencedores deverá ocorrer em junho do próximo ano.
Na 11.ª edição do Orçamento Participativo de Lisboa foram apresentadas 539 candidaturas, sobretudo ligadas às temáticas ambientais e da mobilidade.
Segundo dados divulgados pela autarquia em fevereiro de 2019, a faixa etária dos 30 aos 49 anos foi a que mais apresentou propostas (192 projetos), seguindo-se os jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 29 anos, com 137 ideias submetidas.
As freguesias com mais propostas foram Benfica (33), Areeiro e Arroios (21), e as com menos Parque das Nações (5), São Domingos de Benfica e São Vicente (seis).