Orcas seguem golfinhos para caçar salmão e partilham presas com eles (vídeo)



Investigadores registaram pela primeira vez comportamentos de caça cooperativa entre orcas (Orcinus orca) e golfinhos da espécie Lagenorhynchus obliquidens nas águas da Colúmbia Britânica, no Canadá. Após capturarem salmão, as orcas foram observadas a partilhar restos com os golfinhos, sugerindo uma relação que combina cooperação e benefício mútuo.

As observações, conduzidas por Sarah Fortune e colegas, analisaram nove orcas residentes do norte e os seus encontros com golfinhos em redor da ilha de Vancouver, em agosto de 2020. Foram usadas gravações acústicas, imagens subaquáticas e aéreas com drones para documentar os movimentos e estratégias de caça. Em 25 ocasiões, as orcas mudaram de curso ao cruzarem-se com os golfinhos, seguindo-os durante mergulhos de procura de salmão Oncorhynchus tshawytscha, espécie demasiado grande para os golfinhos consumirem sozinhos.

Em oito eventos de captura de salmão, as orcas comeram e partilharam a presa com membros do grupo; em quatro desses casos, os golfinhos estiveram presentes e aproveitaram os restos. Os autores sugerem que esta interação pode também oferecer aos golfinhos proteção contra outras orcas e facilitar a localização do salmão para ambos os grupos. No entanto, defendem que serão necessárias novas investigações para compreender melhor esta relação interespécies.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...