Organização alerta para a morte de meio milhão de tubarões para a produção da vacina da Covid-19



O escaleno é um composto presente em várias vacinas, que aumenta a sua eficácia . Atualmente, estão a ser usados adjuvantes de escaleno de tubarão na produção das vacinas da Covid-19 por parte de várias empresas.

A Organização Shark Allies aponta para a morte de meio milhão de tubarões derivado destes testes, uma situação que denominam como “escolha”, dado que existem outras opções vegetais igualmente eficazes. O escaleno de tubarão é obtido através do óleo de fígado, enquanto que os vegetais, podem ser produzidos por exemplo através de cana-de-açúcar e azeite.

A ONG explica que a questão assente é o custo e o tempo. “O escaleno vegetal é aproximadamente 30% mais caro” e leva “cerca de 70 horas de processamento”, ao invés do de tubarão que se obtém “após uma única fase de destilação a temperaturas de 200-230 graus Celsius” e “leva apenas 10 horas”. No entanto, dá o exemplo da empresa Amyris, que em um mês consegue produzir escaleno de cana-de-açúcar para mil milhões de vacinas.

Foi criada uma petição, que já conta com mais de 31 mil assinaturas, e pede às empresas que substituam o escaleno de tubarão por outras alternativas vegetais, não atrasando ou parando por isso o processo das vacinas em curso.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...