OriginOil: aqueça a casa ao puxar o autoclismo

Um conceito futurista e inovador da start-up OriginOil quer gerar energia a partir das águas residuais. Tudo com a ajuda das famosas algas amigas do ambiente.

Green Savers

E se, ao puxar o autoclismo da sua sanita, estiver a gerar energia para aquecer a sua casa? A ideia parece completamente descabida e futurista mas, como todas as inovações sustentáveis, não é.

O processo é complexo, como se pode imaginar, e não há uma causa-efeito entre o puxar do autoclismo e a geração de energia. Tudo depende, aliás, de um terceiro elemento: as algas.

Mas vamos por partes. Quem está a apresentar esta inovação é a OriginOil, uma start-up de Los Angeles especializada em converter algas em combustível. A empresa está a trabalhar num projecto piloto para um conceito de “quinta urbana de algas”, que utiliza águas residuais para ajudar a fazer crescer as próprias algas.

Quando este processo estiver concluído, as algas são utilizadas para gerar energia e, neste processo, ajudar a  tratar as próprias águas residuais.

A OriginOil estará a testar este conceito num complexo residencial perto de Paris, com a ajuda do Governo francês, que quer colocar os edifícios comerciais a purificar ou reciclar a água – e produzir energia limpa – até 2020. Este conceito, caso veja a luz do dia, irá ajudar a atingir os dois objectivos.

Conheça melhor a OriginOil e, como a nossa explicação foi um pouco simplista, veja o processo em detalhe.

 

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.