Orquídea muito rara floresceu no jardim botânico de Málaga



Um espécime de uma grande orquídea rara e singular que se caracteriza por exalar uma fragrância percetível a vários metros de distância, a “Stanhopea nigrovilacea”, floresceu no parque botânico e orquidário de Estepona (Málaga), Espanha.

O habitat principal da “Stanhopea nigrovilacea”, adquirida para esta coleção há cinco anos, fica no estado de Veracruz no México e é uma orquídea de “cultivo complicado, pois precisa de calor e muita luz”, explicou, em comunicado, o curador do centro, Manuel Lucas.

Entre as peculiaridades desta planta, cuja floração “só pode ser admirada por dois ou três dias”, destaca-se que pode atingir uma envergadura de quase 20 centímetros.

Esta espécie apresenta uma cor granada intensa, embora a que pode ser vista neste jardim botânico pertença à variedade conhecida como “Black Tiger”, que tem uma cor castanho chocolate e adquire tonalidades diferentes dependendo da incidência de luz, acrescenta Lucas.

O parque botânico e orquidário desta localidade de Málaga consagrou-se, segundo os seus gestores, como “um dos mais importantes da Europa” e “centro de atracção para visitantes e turistas interessados ​​na botânica” pela singularidade das espécies que apresenta.

Destaca-se a variedade de orquídeas, algumas “especialmente raras nestas latitudes” e “muito difíceis de encontrar -e manter- no continente europeu por serem originárias de climas tropicais e exigirem uma série de cuidados botânicos altamente especializados”, conclui o comunicado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...