Os 10 países com a água filtrada mais cara do mundo (com LISTA)
Para nós, portugueses, a água potável chega-nos de forma tão fácil que nem sonhamos o quão difícil é tê-la na maioria dos outros países do mundo. Cerca de 780 milhões de pessoas em todo o mundo – quase o dobro da população dos Estado Unidos – não têm acesso a água segura e de qualidade, segundo as Nações Unidas.
E mesmo os que têm redes de água de esgotos adequados podem ter de comprar sistemas de filtração domésticos para garantir uma melhor água e reduzir as substâncias usadas no processo de tratamento urbano, como o cloro.
Todas estas afirmações são já sobejamente conhecidas, mas a Bloomberg quis ir mais longe e perceber quais os países onde é mais caro ter água filtrada, com base nas horas de trabalho necessárias para comprar um sistema doméstico de purificação padrão de 2,5 litros – com um custo de manutenção de um ano.
Segundo o site, o país mais caro para se ter um sistema de purificação de água é a Ucrânica, onde é preciso trabalhar 57 horas para conseguir adquirir um filtro – no Luxemburgo, para termos uma noção, este número cai para as duas horas.
Para calcular o PIB por hora, o PIB per capita foi dividido por 2.000, o número de horas em média que uma pessoa trabalha por ano, com base nas 40 horas por semana e 50 semanas por ano. Assim, veja os dez países onde é mais caro ter água filtrada por ano.
Como pode ver aqui, o índice é composto por 30 países, mas Portugal não está presente.
1. Ucrânia
2. Tailândia
3. China
4. Índia
5. República Checa
6. África do Sul
7. Letónia
8. Polónia
9. Singapura
10. Japão