Os 5 animais mais pequenos do mundo
Quem não gosta de listas? Bem, no mundo português – leia-se, de língua portuguesa – não há uma grande tradição de números e listas – ou listas com números – mas o Green Savers tenta ser excepção.
Assim, depois de já termos publicado, entre outros, os sete animais com maior esperança de vida no Planeta, as 50 maiores montanhas do mundo e as 50 melhores praias da actualidade, hoje listamos os cinco mais pequenos e raros animais do mundo. Cortesia da Exame Brasil.
Musaranho-Pigmeu
Este é o mais pequeno mamífero terrestre conhecido do mundo. Os recém-nascidos são do tamanho de uma abelha, podendo ser encontrados nos campos, vales ou florestas da Europa Mediterrânea e África. Este roedor tem apenas 52 milímetros de comprimentos, uma cauda de 30 milímetros e 30 afiadíssimos dentes.
Tartaruga de Quinn
Esta tartaruga pesa um grama, cerca de um terço do peso de uma moeda de baixo valor. A tartaruga almiscarada foi encontrada pela ONG norte-americana Pacific Northwest Turtleworks e colocada no Facebook. No último mês, a equipa de cientistas lançou um inquérito para baptizar o animal. Ganhou o nome Quinn.
Rã
A rã Paedohphrybe Amauensis é o mais pequeno vertebrado do mundo, atingido entre sete a oito milímetros na fase adulta. Foi descoberta por uma equipa de investigadores da Universidade de Lousiana, nos Estados Unidos, numa floresta da Nova Guiné. Perdida entre um monte de folhas caídas, em Janeiro último.
Camaleão Brookesia Micra
Do nariz até à cauda, este camaleão tem um centímetro. Um pequeno centímetro. O camaleão foi encontrado no início do ano, em Madagáscar, apesar de o seu tamanho não ultrapassar uma unha humana e de, tal como os outros camaleões, o Brookesia Micra preservar a capacidade de se camuflar entre as folhas. Está ameaçada de extinção.
Beija-flor
O beija-flor é a mais pequena ave do Planeta. Que se conheça, claro. Com apenas cinco centímetros de comprimento e um peso de 1,8 gramas, o beija-flor abelha ou zunzuncito é uma espécie de ave endémica de Cuba. Apesar de pequeno, pode visitar até 1.500 flores por dia.