Os 5 países mais vulneráveis às alterações climáticas



Ao longo do ano, várias organizações climáticas e sites de sustentabilidade elaboram listas dos países mais ameaçados e vulneráveis às alterações climáticas. Em Agosto, publicámos a lista das 17 regiões e países mais ameaçados, como se pode lembrar aqui.

Esta semana foi a vez das Nações Unidas, através da sua universidade, abordar o tema e revelar quais os cinco países supervulneráveis às alterações climáticas. A lista foi revelada na Cimeira do Clima de Doha, no Qatar, e coloca a pressão nos países asiáticos e africanos.

Assim, o Bangladesh, o Butão, a Gâmbia, o Quénia e a Micronésia estão na pole position das consequências trágicas do aquecimento global, se não se fizer nada para alterar o rumo do planeta.

“O que as pessoas destes locais vivem hoje vai além dos eventos extremos. Trata-se de um problema contínuo que as afecta todos os dias. Estas comunidades estão a tentar ajustar-se e a adaptação está a acontecer, mas não é suficiente”, explicou a directora científica da Universidade das Nações Unidas, Koko Warner.

“Os custos destas acções estão a ficar cada vez mais caros e as perdas e danos continuam a ocorrer, independentemente das medidas adoptadas”, continuou.

Veja quais os principais problemas destes cinco países

Butão – tem como principal problema a mudança no regime das monção

Bangladesh – sofre, sobretudo, com o aumento da salinidade no solo, o que compromete a agricultura local e a oferta de água para consumo

Gâmbia – sofre com as secas

Quénia – tem um grande problema, as inundações

Micronésia – tem de lidar com a erosão costeira





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...