Os aeroporto-fantasma mais assustadores do mundo (com FOTOS)



Não há nada mais movimentado que um aeroporto internacional, com milhares de pessoas em trânsito e um multiculturalismo latente em cada rosto. Por outro lado, poucas coisas são tão deprimentes como um aeroporto abandonado, outrora local de romaria de milhares mas, por qualquer razão diversa, se encontra fechado e à espera da reabilitação, transformação noutro qualquer tipo de edifício ou mesmo demolição.

O Mail Online publicou recentemente a lista de sete aeroportos que deixaram de funcionar. Dois deles, na verdade, nunca funcionaram: Ciudad Real e Jaisalmer.

Aeroporto Internacional de Nicósia, Chipre (foto 1 e 2)

Localizado perto da capital cipriota, Nicósia, este aeroporto não tem vôos comerciais desde 1977, depois de tensões entre nacionalistas gregos e forças turcas. Na verdade, o aeroporto ainda é utilizado pelas Nações Unidas, mas o terminal está abandonado.

Aeroporto Internacional de Ellinikon, Atenas, Grécia (3 e 4)

O aeroporto internacional mais velho de Atenas é um dos mais assustadores terminais abandonados do mundo. Ele foi usado pelos nazis como base aérea, durante a Segunda Guerra Mundial, e fechou em 2001, quando abriu o novo aeroporto de Atenas.

Aeroporto Internacional Yasser Arafat, Faixa de Gaza (5 e 6)

Este aeroporto está em ruinas, no deserto, depois de anos de guerra e negligência. Desenhado por arquitectos marroquinos, ele foi construído na cidade de Rafah, em 1998, e custou milhões de euros de ajuda estrangeira. Três anos depois, o aeroporto foi fechado depois de forças israelitas terem bombardeado a torre de controlo e estação de radar. Mais tarde, também a pista de descolagem e o terminal foram abandonados.

Floyd Bennett Field, Nova Iorque, Estados Unidos (7 e 8)

O primeiro aeroporto municipal de Nova Iorque abriu oficialmente em 1931, em Brooklyn, e foi utilizado como ponto de partida para vários dos vôos de Amelia Earhart e Howard Hughes.

Agora, ele funciona como uma base de helicópteros da NYPD – polícia nova-iorquina.

Aerporto Tempelhof, Berlim, Alemanha (9 e 10)

Sete anos depois de fechar, os terrenos deste aeroporto foram transformados em parque público onde os residentes de Berlim podem pedalar e correr. O terminal pode estar vazio, mas não falta diversão no parque.

Aeroporto Jaisalmar, Índia (11 e 12)

A infra-estrutura foi construída há três anos, numa remota cidade indiana com “apenas” 78.000 habitantes e pode receber 300.000 mil passageiros por ano. No entanto, até agora não recebeu um único visitante, ainda que seja um aeroporto pequeno.

Ciudad Real, Espanha (13 e 14)

A 19 de Dezembro de 2008 levantava voo o primeiro avião comercial do aeroporto Dom Quixote, com destino a Barcelona. Era o início de um projecto de apoio ao aeroporto de Barajas, o principal de Madrid, que contou com cerca de €500 milhões de dinheiros privados e €450 milhões públicos e que foi um completo fisco – o maior elefante branco de Espanha, como aqui escrevemos.

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