Os agricultores pobres que ajudaram a mudar os Estados Unidos (com FOTOS)



Propaganda ou obras de arte? As opiniões sobre estas fotografias divergem. Tiradas durante as décadas de 1930 e 1940, elas tinham como objectivo retratar as condições de vida dos agricultores pobres que viviam no interior dos estados do Sul dos Estados Unidos.

Muitas destas fotografias foram tiradas por fotógrafos da Farm Security Administration -profissionais contratados pelo governo para produzirem “propaganda positiva” sobre o New Deal de Franklin Roosevelt, de forma a conquistar o apoio do público. O New Deal consistia numa série de programas que Roosevelt queria implementar com o objectivo de recuperar e reformar a economia norte-americana (que ainda recuperava da Grande Depressão) e ajudar os mais pobres.

Contudo, para a implementação do New Deal o então presidente dos Estados Unidos necessitava da elite política abastada e as fotografias eram uma maneira vívida de mostrar as condições de vida daquelas pessoas. Marion Post Wolcott foi uma das principais fotógrafas do projecto da Farm Security Administration. “Como fotógrafa da FSA estava determinada a mudar a atitude das pessoas ao familiarizá-las com a situação dos mais desfavorecidos, principalmente na América rural”, explica a fotógrafa num esboço biográfico da Universidade de Virgínia, citada pelo Daily Mail.

“As fotografias da FSA chocaram e fomentaram a opinião pública de forma a aumentar o apoio ao New Deal, assim como desempenharam uma parte importante na revolução social dos anos 1930”, afirma Post Wolcott.

As fotografias desta fotógrafa norte-americana retratam o legado duradouro da escravidão – a pobreza extrema, o trabalho contínuo em plantações e a subnutrição. De acordo com a Universidade de Virgínia, a tarefa de Post Walcott e dos seus colegas era “documentar tanto a necessidade como o sucesso dos programas sociais e agrícolas do New Deal por todo o país”. A pequena equipa de fotógrafos produziu 270 mil fotografias entre 1935 e 1943, que custaram €737 mil ao Governo, com um salário anual de apenas €2.211.

As fotografias originais pertencem e são preservadas pela Divisão de Fotografia e Impressões da Biblioteca do Congresso. Em 2008, a entidade tornou-as públicas através do Flickr.

[nggallery id=634 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...