Os animais de estimação que não deixam os donos dormir



Um novo estudo norte-americano, encomendado pela Mayo Clinic, revela que o número de pessoas que são privadas do sono pelos animais de estimação está a aumentar. Segundo os especialistas, ao passo que muitos donos têm noites tranquilas de sono mesmo com o animal de estimação na mesma divisão, há cada vez mais pessoas que são mantidas acordadas pelos animais e vêm-se obrigadas a procurar ajuda.

Cães que ladram ou ressonam, gatos que vagueiam e derrubam objectos propositadamente, papagaios que fazem barulho ou animais doentes são os principais causadores de noites pouco tranquilas. Os animais mimados podem ser um dos problemas de sono dos donos, mas cada vez mais pessoas possuem mais de um animal.

Cerca de 10% dos donos de animais que procuraram a ajuda do centro de sono da clínica em 2013 acusavam os animais pelos problemas de sono. Os números de 2013 revelam que desde 2002 as pessoas com problemas de sono causados pelos animais de estimação aumentou cerca de 1%.

“O estudo determinou que apesar de a maioria dos pacientes não encarar os animais como intoleravelmente perturbadores do sono, uma grande parte indica que ficam irritados pelas perturbações causadas pelos animais”, explica Lois Krahn, psiquiatra e autor do estudo. Uma das explicações apontadas pelo especialista é o facto de “haver cada vez mais animais de estimação numa única casa”.

Foto:  liamahal / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...