Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os seus pares

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram publicados na revista científica Current Biology, é com os seus “amigos” que os golfinhos aprendem como utilizar conchas vazias para pescar. “O nosso estudo mostra que o comportamento onde os golfinhos pescam no interior de conchas vazias, espalha-se através da aprendizagem social, observando os seus pares“, explicou a autora principal do estudo, Sonja Wild.

Mas o que é que os golfinhos aprendem exatamente com os seus colegas? Numa prática conhecida por concha, os golfinhos perseguem peixes que se escondem em conchas enormes abandonadas no fundo do mar e depois trazem as conchas para a superfície, sacudindo-as com o bico para drenar a água e capturar os peixes que caem das conchas.

Os cientistas sublinham ainda que este é o primeiro exemplo conhecido de golfinhos a transmitirem este conhecimento dentro da mesma geração, e não entre gerações. “Isto é surpreendente, porque os golfinhos e outras baleias costumam seguir a estratégia de imitar as mães para aprender a procurar comida”, continuou a investigadora da universidade britânica, citada pelo jornal espanhol ABC.

A descoberta “enfatiza as semelhanças entre os cetáceos – o grupo que inclui golfinhos, baleias e botos – e os grandes macacos quando se trata de transmitir comportamentos culturais”, acrescentou Michael Krützen, co-autor do trabalho e cientista da Universidade de Zurique, na Suíça, que iniciou as investigações. A investigação agora publicada é resultado de estudos levados a cabo entre 2007 e 2018 na Baía dos Tubarões, na Austrália.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...