Os novos animais que fazem parte da lista vermelha das espécies ameaçadas
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla inglesa) fez mais uma actualização à sua lista vermelha das espécies ameaçadas e revelou as novas espécies que fazem pertencem agora ao grupo dos que enfrentam o risco de extinção.
No total, foram analisadas 71.576 espécies e cerca de 21.286 estão ameaçadas de extinção. Alguns dos animais que este ano entraram para a lista dos animais ameaçados são o ocapi, o sapo de barriga vermelha, a águia marcial (também conhecida por águia-belicosa), o frango-d’água d’asa branca (que na verdade é um pássaro e não um frango) e o lagarto de anguilla bank.
Contrariamente, algumas espécies apresentaram recuperações no número de indivíduos, graças aos esforços de conservação. Algumas delas são as tartarugas gigantes (também conhecidas por tartarugas de couro), a raposa da ilha, o albatroz de pata-negra e o albatroz-de-sobrancelha, o pica-pau de cabeça-vermelha e o pecos pupfish.
“Com cada actualização, apesar de se verificar algumas melhorias na preservação de algumas espécies, há um número significativamente grande de espécies que passam a pertencer à categoria de ameaçadas. O planeta deve reforçar os esforços para evitar esta tendência devastadora”, afirma Jane Smart, directora-geral do Grupo de Conservação da Biodiversidade do IUCN.