Os peixinhos são melhores do que nós a esperar pela sua vez para evacuar
De acordo com um estudo publicado na revista Scientific Reports, os peixes tetra néon (Paracheirodon innesi) utilizam as filas para evacuar através de espaços estreitos sem se obstruírem ou colidirem.
Aurélie Dupont e colegas observaram a evacuação de tetra néon em grupos de 30 através de uma abertura estreita num tanque, cujo diâmetro variava entre 1,5 e 4 centímetros, em resposta aos movimentos de uma rede de pesca. Os tetra néon medem aproximadamente 0,5 centímetros de largura e 3 centímetros de comprimento.
Os autores concluíram que os peixes evacuavam a um ritmo mais rápido através de aberturas maiores do que por aberturas mais pequenas, mas que os peixes que evacuavam através de todos os tamanhos de abertura tendiam a fazê-lo a um ritmo constante – com exceção dos últimos peixes de cada grupo, que tendiam a sair mais lentamente.
Embora os peixes se juntassem à volta de aberturas de todos os tamanhos antes de as atravessarem, os autores não observaram contacto físico entre os peixes que evacuavam.
Em suma, os resultados indicam que o tetra néon “pode esperar ou fazer fila antes de evacuar através de aberturas estreitas, a fim de manter uma distância social preferencial e evitar o congestionamento”.
Este comportamento, acrescenta a investigação, é semelhante aos comportamentos de evacuação observados em estudos anteriores com formigas, mas “contrasta com os observados em rebanhos de ovelhas e em multidões humanas, onde ocorre frequentemente o congestionamento”.
Os autores sugerem que os comportamentos dos peixes no seu estudo podem refletir os comportamentos de cardumes de tetra néon selvagens que passam entre rochas nos rios e propõem que as suas descobertas sejam utilizadas para ajudar o desenvolvimento de enxames de robôs, bem como de métodos de gestão de tráfego para carros autónomos e multidões humanas.