Ostra plana regressa a Lago em Belfast um século após o seu desaparecimento
A Ostra plana (Ostrea edulis) é um bivalve nativo europeu cuja população desde o século XVII tem vindo a diminuir, devido à industrialização, à urbanização costeira e à pesca excessiva. Mais recentemente, no século XX, duas doenças levaram à redução drástica da sua população e consecutiva produção, pelo que desde aí, a espécie se tem dado como extinta em vários países.
Um novo estudo revela agora que após um século desde o seu desaparecimento, a Ostra plana voltou a ser encontrada no Belfast Lough, na Irlanda do Norte. Esta revelação surpreendeu os investigadores dado que não foi realizado nenhum plano para a sua reintrodução no local.
Foram descobertas, entre maio e junho deste ano, 42 ostras da espécie no lago. Após análise, percebeu-se que estas se estabeleceram há cerca de 8-10 anos, tendo idades e comprimentos diferentes consoante a sua localização na costa. A menor encontrada tinha 27 milímetros e a maior 112 milímetros.
Os especialistas procuram agora razões para justificar o seu aparecimento, apontando como possibilidades o cultivo de sementes de mexilhões e as alterações na batimetria provocadas pelas dragagens.