Our Ocean 2017 reforçou financiamentos para protecção dos oceanos

Reunidos dias 5 e 6 em Malta, representantes de governos, instituições internacionais, ONG’s, empresas e cientistas apresentaram ideias e assinaram compromissos em defesa dos oceanos. Deste entendimento resultou desde logo um aumento do financiamento para centenas de projectos.

O valor previsto anteriormente para o financiamento de projectos a desenvolver na sequência do Our Ocean 2017 (OOC 2017) era de seis mil milhões de euros, mas “novos compromissos assumidos pelo Bangladesh, Filipinas e Indonésia” subiram as expectativas e consequentemente os apoios financeiros, informou um porta-voz da OCC.

Segundo a Comissão Europeia, organizadora desta cimeira, os 7,2 mil milhões de euros vão ser distribuídos por 437 projectos, apresentados por 114 países. Constituem na sua totalidade planos, programas e empreendimentos para combate à poluição oceânica, sobretudo por plástico, criação de áreas marinhas protegidas, gestão sustentável de pescas, segurança marítima, economia azul e resposta às alterações climáticas.

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, frisou que “fazer promessas é a parte fácil, concretizar as promessas é que é mais difícil”, aludindo à necessidade de agora não se ficar apenas pelas boas intenções.

Foto: via Creative Commons 

Patrocinadores

css.php