País de Gales: carruagem de metro mais antiga do mundo descoberta e reconstruída



É uma verdadeira história de amor, a que lhe vamos contar. Amor pela reutilização, recuperação e mobilidade sustentável. Um grupo de entusiastas pela ferrovia encontrou e recuperou a mais velha carruagem de metro do mundo, construída em 1892 e que esteve ao serviço do Metropolitano de Londres durante 13 anos, até 1905.

A história da carruagem 353 é incrível. Depois de ter sido dispensada do Metro de Londres, ela serviu durante 30 anos uma das linhas do oeste britânico, tendo então passado definitivamente à reforma ferroviária.

Então, ela serviu de loja, primeiro, e como residência para um grupo de soldados norte-americanos, em plena Segunda Guerra Mundial. Nos anos seguintes, as autoridades perderam o seu rasto. Até há alguns anos, quando foi encontrada no País de Gales, onde servia de abrigo para jardim, sendo identificada como a mais antiga carruagem do mundo.

Depois de descoberta, a carruagem 353 viajou até à The Festiniog & Welsh Highland Railway, no norte do País de Gales, onde artesãos demoraram 15 meses a sarar várias décadas de decadência.

A reconstrução foi subsidiada em €490 mil (R$ 1,3 milhões) – e um verdadeiro sucesso. Os artesãos conseguiram salvar 92% da estrutura original da carruagem. “Estava num estado lastimável, quando chegou. Tinha sido usada como abrigo para jardim e uma sanita anexada ao fundo”, explicou Andrew Thomas, da Welsh Highland Railway.

O trabalho foi executado por seis pessoas, incluindo alguns aprendizes – fazia parte do acordo com o Governo britânico. Foram também colocadas várias lâmpadas LED.

Agora, a carruagem ficará durante 10 anos em exposição entre Londres e o sudeste britânico. Depois, ela passará para o London Transporte Museum, voltando à cidade que a viu nascer e, durante 13 anos, servir a população do início de século.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...