Palácio de Queluz abre as portas dos seus jardins para observação noturna de morcegos

Nas noites de 22 e 30 de agosto, os jardins do Palácio Nacional de Queluz abrirão portas para passeios de observação de morcegos.

Green Savers Redação

Nas noites de 22 e 30 de agosto, os jardins do Palácio Nacional de Queluz abrirão portas para passeios de observação de morcegos.

A iniciativa acontece no âmbito do programa “À Noite do Jardim”, promovida pela Parques de Sintra, que, em comunicado, diz que “será uma oportunidade para observar e conhecer melhor estas misteriosas criaturas de hábitos noturnos durante um passeio que assinala a Noite Internacional dos Morcegos”, uma efeméride internacional que este ano é celebrada a 24 deste mês.

Foto: Luís Ferreira.

O objetivo é, diz a entidade, “levar o universo destes animais fascinantes ao grande público, desfazendo mitos e sensibilizando para a importância da sua preservação”.

Os passeios serão conduzidos pelo biólogo Mário Carmo e iniciarão às 19h30, com uma palestra sobre morcegos, seguida por um passeio ao cair da noite, quando estes mamíferos voadores começam a sobrevoar os jardins reais — povoados por sebes de buxo, árvores, estátuas e lagos — em busca de alimento e de refúgio.

Durante aproximadamente duas horas, os participantes serão convidados a descobrir esta espécie, como vive, como caça e por que motivo é essencial ao equilíbrio dos ecossistemas. Poderão, igualmente, ouvir os sons que os morcegos emitem, usando tecnologia de ultrassons e descobrindo o que é a ecolocação.

A Parques de Sintra informa que os bilhetes para a atividade estão disponíveis no site da entidade, e os preços variam entre os dez euros para jovens (6 a 17 anos) e os 12 euros para adultos.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.