Palaphita celebra Dia da Gastronomia Sustentável com oficina para os miúdos
Em 2016, as Nações Unidas criaram o Dia da Gastronomia Sustentável a 18 de junho. No mundo, 33% dos alimentos são desperdiçados e para tentar mudar este cenário, o Palaphita aposta nas próximas gerações. O eco-lounge de Cascais montou uma programação infantil para mostrar a necessidade de se conhecer e aproveitar melhor a comida, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “Alimentos para sentir”, criado pela chef do Palaphita, Natacha Fink, e por Domingas Mascarenhas, empresária brasileira e professora do Aprendizes, é uma oficina gastronômica sensorial com degustação para crianças. Uma oportunidade para estimular os miúdos a formarem atitudes e hábitos alimentares saudáveis que podem repercutir ao longo da vida.
O programa fará com que as crianças através de brincadeiras descubram cheiros, gostos, texturas de legumes, ervas, verduras e raízes da horta do Palaphita. Os pequenos vão preparar uma caponata com casca de banana e palitos de cenoura e batata com ervas. Em seguida, haverá uma degustação de um mini hambúrguer com os acompanhamentos produzidos na oficina.
“O nosso objetivo é apenas sensibilizar as crianças para experimentar uma alimentação natural e saudável”, explicou a chef Natacha Fink, citada em comunicado, que completa: “Vamos mostrar para as crianças que pode ser divertido comer saudável”.
A experiência começa às 14h30 e tem um custo de 15 euros. É indicado para crianças de 7 a 10 anos, mas os mais novos podem participar, desde que sejam acompanhados pelos pais.
Já no sábado, os miúdos serão as estrelas do Palaphita. Depois de abrir o espaço para vários artistas adultos, o fundador do eco-lounge de Cascais, Mário de Andrade, pensou: “Porque não ter uma mostra com as crianças como centro das atenções?”. Desta ideia surgiu o Pintando Sonhos – 1ª Exposição Kids do Palaphita, em que miúdos de todas as idades são convidados a participar e expor desenhos, pinturas e arte em geral. A presença da família é livre e espontânea, sem cobrança de entrada. Pode-se levar telas, tintas, cavaletes, linhas, grampos…o que quiser. Cada família ficará responsável pela montagem das peças produzidas pelos pequenos, sob a orientação da equipe de eventos do Palaphita.
Paralelamente às ações voltadas para miúdos, o eco-lounge de Cascais segue com a vista mais incrível de Portugal e a deliciosa ementa que mistura as culinárias amazónica e portuguesa. Além disso, a partir das 16h30, uma banda animará o anfiteatro do Palaphita e, depois da apresentação, DJs cuidam da banda sonora do pôr de sol.