Paleontólogo português homenageado em nova espécie de molusco fóssil



Rogério Bordalo da Rocha (1941-2018), paleontólogo, professor Catedrático do Departamento de Ciências da Terra da NOVA School of Science and Technology, e antigo Presidente da Sociedade Geológica de Portugal, foi homenageado na nomeação de uma nova espécie de molusco fóssil.

Lepidochitona rochae – assim se chama a espécie do Pliocénico de Portugal, encontrada em sedimentos da Bacia do Mondego. Nesta investigação foram recolhidos 500 quilogramas de sedimentos, tendo sido identificadas 12 espécies de 7 géneros diferentes. Além da espécie de molusco mencionada, foi também descoberta a espécie Ischnochiton loureiroi.

A revelação foi feita no Journal of Paleontology, reconhecida publicação científica de revisão por pares, publicada pela Paleontological Society, organização norte-americana pela promoção da paleontologia. Pode aceder ao artigo aqui.

Rogério Bordalo da Rocha foi um reconhecido paleontólogo e especialista na estratigrafia e paleontologia do Triásico e Jurássico. Foi o primeiro doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a sua tese de doutoramento “Estudo estratigráfico e paleontológico do Jurássico do Algarve Ocidental” relevou-se essencial para a compreensão do Jurássico do Algarve. Assinou e co-assinou mais de 225 artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais e foi, ainda, um dos grandes dinamizadores (e, inclusive, presidente) da Sociedade Geológica de Portugal.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...