PAN/Açores contra decisão do Governo Regional de abater aves protegidas



O PAN/Açores manifestou, sexta-feira, o seu “veemente” repúdio sobre a decisão do Governo Regional de autorizar a caça à rola-turca, que beneficia do estatuto de proteção legal no contexto europeu, para fazer face a danos agrícolas.

Numa nota de imprensa, em que refere que esta espécie é abrangida na União Europeia pela Diretiva Aves (Diretiva 2009/147/CE), o PAN/Açores afirma que “não apoia o abate como método de controlo da população de qualquer espécie animal, principalmente a protegida por lei e, sobretudo, depois das reservas publicamente manifestadas pela SPEA – Sociedade Portuguesa para os Estudos das Aves acerca da decisão do Governo Regional”.

Em 14 de agosto, o executivo disse esperar ter operacional até ao final do mês um plano de combate às pragas, alertando para um excesso de população de aves protegidas que estão a causar prejuízos aos agricultores.

“Nós não somos contra as aves protegidas. Queremos é que exista uma população em equilíbrio com aquilo que é a vivência económica de âmbito agrícola. Neste momento, há um excesso dessas aves protegidas. Estou a falar do melro-preto, do pombo-torcaz e da rola-turca”, afirmou o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural à agência Lusa.

De acordo com o PAN, “existem alternativas éticas e sustentáveis para lidar com os prejuízos que a agricultura enfrenta, devendo respeitar-se, sempre, o equilíbrio natural dos ecossistemas e a legislação ambiental em vigor”.

O partido pretende que o executivo do arquipélago (PSD/CDS-PP/PPM) reverta imediatamente a decisão e adote medidas para uma efetiva conservação da rola-turca e de outras espécies ameaçadas.

Os produtores de vinha dos Açores têm vindo a dar conta de prejuízos na vindima devido à presença de aves que atacam as culturas, com danos económicos em particular na ilha do Pico.





Notícias relacionadas




loading...

Comentários estão fechados.

viagra before and after photos what to expect when husband takes viagra