Para a Panasonic, verde significa sobrevivência
Depois da Hitachi, há um mês, ontem foi a vez da Panasonic anunciar planos para mudar a sua estratégia de desenvolvimento de novos produtos. A partir de agora, o core business da histórica empresa japonesa será a chamada “green technology” – ou tecnologia verde.
O plano, denominado “Green Transformation 2010”, vai decorrer nos próximos três anos e deverá levar a empresa japonesa a transformar-se, em 2018, na principal tecnológica com inovações ligadas à sustentabilidade. Nesse ano, a Panasonic vai cumprir o seu primeiro centenário.
Segundo o Greenbiz, esta mudança de estratégia empresarial não é apenas uma moda passageira. Para os executivos da Panasonic, em causa está a própria sobrevivência da empresa, que procura assim conquistar novos clientes, capturar uma maior quota de mercado e, claro, voltar aos lucros.
Ao apresentar o seu novo plano trimestral, o presidente da Panasonic, Fumio Ohtsubo, reconheceu que o anterior plano empresarial, também a três anos, tinha atingido apenas um dos seus objectivos: reduzir as emissões de CO2 em 300 mil toneladas, quando comparando com 2007.
As vendas insuficientes, no entanto, fizeram os executivos reavaliar e mudar a sua estratégia empresarial, passando a Panasonic a denominar-se agora uma multinacional de sistemas de energia em vez de ser, como até aqui, uma empresa focada na electrónica de consumo.
Assim, sistemas de energia, sistemas de controle HVAC, saúde, segurança, iluminação LED e tecnologias audiovisuais serão, a partir de agora, as áreas core da empresa.
A tecnológica irá também passar a desenvolver produtos na área dos sistemas de gestão de edifícios, células fotoeléctricas e células combustíveis. O fabrico de baterias recarregáveis para veículos híbridos e eléctricos é outro dos objectivos da nova Panasonic.
Como é óbvio, a empresa pretenderá também reduzir o seu próprio impacto no ambiente, sendo aqui o objectivo passa por ser uma empresa com resíduos-zero em 2019.
Recorde-se que, há um mês, também a Hitachi revelou aos analistas a sua estratégia para passar a ser uma empresa tecnológica verde.
“Esta é a direcção certa para a Panasonic” – explicou um analista da indústria de electrónica, citado pelo Wall Street Journal. “Mas, por outro lado, é a única forma com que a Panasonic conseguirá diferenciar-se dos seus rivais”.