A invasão de telemóveis inteligentes veio mudar por completo o nosso dia-a-dia. Quantas vezes já deu por si a ouvir uma nova música e ligar a aplicação Shazam, quase em simultâneo, para descobrir quem está a cantar?  E quantas vezes, durante um passeio no campo, quis saber que planta tão bonita era aquela e nenhum dos seus amigos soube responder? Pois bem, a Microsoft apresenta uma solução para todas as dúvidas no mundo das plantas, uma espécie de Shazam do mundo botânico.

Esta enciclopédia moderna das flores consegue, através de uma gigante colectânea do arquivo da Microsoft, fazer uma filtragem por entre quase três milhões de imagens e indicar-nos de imediato que planta era aquela que tanta curiosidade nos tinha despertado.

A aplicação chama-se Smart Flower Recognition System e, embora tenha um enorme potencial para o mundo científico uma vez que em poucos segundos milhões de dados estão prontos para consulta, a aposta da Microsoft passa por trazer para o mercado das tecnologias o fascinante e ainda tão pouco conhecido mundo da botânica.

Foto: Creative Commons