Paraguai: Aldeia indígena isolada recebe sistema que purifica a água



A aldeia isolada e indígena de Mistolar, na fronteira entre o Paraguai e a Argentina e a 300 quilómetros da estrada pavimentada mais próxima, recebeu na última semana o seu primeiro sistema de purificação de água, permitindo aos seus 200 habitante ter, pela primeira vez, acesso a água potável.

O sistema foi instalado pelo grupo suíço meeco e baseia-se num sistema solar de bombeamento de água, o sun2flow. O sistema off-grid utiliza equipamentos como módulos policristalinos da Talesun e uma bomba submersível centrífuga, que permite retirar 25 mil litros de água potável por dia.

Paralelamente, a instalação utiliza uma tecnologia de ventilação de ponta que ajuda a transformar a água contaminada em água bom para consumo, usando uma solução que inserte e mistura oxigénio na água, evitando que esta estagne.

Finalmente, o sub2flow tem também um sistema de recolha e gestão de água potável.

“As autoridades de Boquerón procuravam uma solução de energia renovável que não só gerisse a necessidade mas também contribuísse para melhorar directamente o estilo de vida das áreas sem acesso a electricidade, reduzindo as doenças”, explica Oliver Jann, presidente da meeco América Latina.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...