Parceria luso-italiana cria lancheira de cortiça (com FOTOS)



A Corticeira Amorim uniu-se aos alunos da NABA (Nueva Academia Belle Arti di Milano) para criar uma lancheira de cortiça que pode ser utilizada no dia-a-dia, correspondendo à recente tendência de alimentação nos locais de trabalho.

A lancheira – denominada Lunch Box ou Schiscetta, que quer dizer lancheira em dialecto milanês – pode ser utilizada em qualquer situação de take away e tem como objectivo sensibilizar para a redução da produção de desperdícios, um dos maiores desafios com que se depara a nossa sociedade.

Concebida para o projecto Transit – Design For Ideas – a lancheira teve curadoria do T12 Lab e foi apresentada na Milan Design Week, que decorre até domingo na cidade de Milão, Itália.

O workshop que deu origem à lancheira foi conduzido pelos tutores Lucia Cavalieri e Matteo L. Bruschi, da NABA, foi inspirado na comida tradicional de todo o mundo e concebido com a intenção de dar aso a uma reflexão sobre o recipiente de embalagem de almoço, o seu transporte e os restos de comida, um dos maiores desperdícios da sociedade contemporânea. O valor ecológico das lancheiras foi reforçado através da colaboração com Corticeira Amorim, dando origem a novos modelos de lancheiras em cortiça.

Segundo a curadora Dominique Kuroyanagi, a utilização de cortiça no Lunch Box foi motivada pelo conceito que originou o projecto, sendo imperativo usar-se “um material natural, com ótimas qualidades em termos de isolamento e 100% reciclável.” Por sua vez, Lucia Cavalieri, tutora do workshop, destaca que “uma vez em contacto com a cortiça, facilmente se percebe a qualidade que este material natural pode esconder.”

Este é o quinto ano consecutivo da Corticeira Amorim na Milan Design Week, exposição que reúne uma comunidade cada vez mais alargada de designers, consagrados e emergentes, e na qual serão apresentados outros projectos inovadores de cortiça.

[nggallery id=1715 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...