Paris: bloco residencial com floresta no topo proposto para o centro da cidade (com FOTOS)

Viver num navio-floresta, no centro de Paris

Os ateliês Fujimoto Architects e Manal Rachdi OXO Architects uniram-se para concorrer a um concurso de regeneração urbana em Paris e o resultado foi um incrível bloco de habitações em forma de navio com uma verdadeira cereja no top: milhares de árvores.

O projecto, que acabou por vencer a competição, tem como objectivo reinventar um determinado local parisiense e prevê uma grande estrutura de vidro no topo. A estrutura deverá ser construída dentro dos limites da Boulevard Périphérique da cidade e albergar apartamentos – sociais e tradicionais -, sendo complementada com um centro comunitário, creche e áreas de recreio infantil.

Concebido como um ecossistema natural habitado, o bloco deverá ter capacidade para receber uma autêntica floresta, uma forma de introduzir a biodiversidade num bairro altamente urbanizado de Paris.

Segundo o Inhabitat, o concurso recebeu 800 propostas para 23 locais, tendo o júri escolhido 75 finalistas. O projecto vencedor – este! – foi escolhido na semana passada.

Deixar uma resposta