Paris quer limitar a circulação automóvel no centro da cidade
Paris pode estar prestes a juntar-se ao clube das cidades europeias sem carros. Recentemente, a presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, anunciou um ambicioso plano para transformar o centro histórico da capital francesa numa zona “semi-pedrestre”, onde o uso da bicicleta e a deslocação a pé vão ser encorajados e os acessos automóveis vão ser limitados a veículos de emergência médica, carros de residentes e cargas e descargas.
O objectivo passa por começar a introduzir as limitações ao fim-de-semana e com o tempo estende-las a toda a semana. A autarca de Paris quer aumentar para o dobro as pistas cicláveis da cidade até 2020, estando o projecto inserido num programa de desenvolvimento do uso da bicicleta de €119 milhões. Até à mesma data, Anne Hidalgo quer ainda implementar um sistema de partilha de bicicletas eléctricas e eliminar os carros a combustíveis a gasóleo e gasolina para diminuir as emissões de CO2.
No verão deste ano, Paris viu-se obrigada a limitar a circulação automóvel no centro da cidade devido aos elevados níveis de smog. A autarquia chegou mesmo a pagar aos parisienses para utilizarem a bicicleta.
Depois da China, Paris tem o maior sistema de partilha de bicicletas do mundo, o popular Vélib, lançado em 2007 e que tem actualmente 18.000 bicicletas a circular pela cidade, refere o Grist. Como tal, não é de estranhar que actualmente 60% dos habitantes de paris não utilizem o carro.
Foto: Bart Omeu / Creative Commons