Paris quer proibir circulação de carros altamente poluentes



A capital francesa está empenhada em tornar-se a vencedora da corrida ao transporte “verde” e até está a considerar proibir a circulação de veículos altamente poluentes na cidade, como SUVs e carros a diesel que já sejam velhos. A Câmara Municipal de Paris já aconselhou os proprietários de tais espécimes a venderem-nos o mais rápido possível.

«Lamento, mas ter um veículo utilitário desportivo na cidade não faz qualquer sentido», criticou um dos responsáveis pela autarquia parisiense. Na realidade, quem pensa nas apertadas ruas dos centros históricos das grandes cidades, que compreendem curvas a 90 graus, depressa se demoverá de conduzir tal colosso. Isto, sem falar na dificuldade que existe em estacionar. Como se todos estes problemas não bastassem, os SUVs contribuem em muito para a poluição de cidades como Paris, Los Angeles ou Pequim.

Segundo o portal In Habitat, apesar de estar planeada, a medida ainda não foi oficializada e não se sabe quando será posta em prática. Ainda assim, caso seja posta em prática, a proibição deverá ser imposta através de testes de emissão de gases, com um determinado valor máximo aceitável. Por outro lado, ainda não estão decididas as multas a quem contrarie uma futura lei.

Depois de ter instituído com sucesso o programa das bicicletas Velib, de, num futuro próximo, ir lançar um programa de partilha de carros eléctricos e de oferecer uma rede de metro que abrange toda a cidade, a cidade da luz é peremptória, não quer o smog dos seus habitantes comodistas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...