Parlamento Europeu quer impor limites mais rígidos às emissões dos novos carros



Os membros do Parlamento Europeu votaram a favor de um projecto de lei que impõe limites mais restritivos às emissões de dióxido de carbono produzidas pelos novos carros. A nova lei prevê que os novos veículos não possam exceder os 95 gramas de dióxido de carbono por quilómetro. O actual limite para os novos carros está fixado em 130 gramas por quilómetro.

O novo projecto de lei, que foi proposto pela Comissão Europeia e o Executivo europeu, previa que o novo limite fosse aplicado a partir de 2019. Porém, na sequência da oposição de alguns Estados-membros e depois de um período de negociações, o novo limite deverá vigorar de 2020 em diante.

Um dos opositores foi a Alemanha – numa tentativa de proteger a sua indústria automóvel – que exerceu uma forte pressão para que fosse concedido mais tempo para a implementação da legislação.

“Estou contente de que o acordo final contenha ambição”, afirmou em comunicado, citado pelo Guardian, a comissária para o clima, Connie Hedegaard. No documento, a comissária indica ainda que a Comissão deverá começar a trabalhar nas metas para os limites pós-2020 nos próximos meses.

Foto:  epSos.de / Creative Commons





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