Parlamento vai votar limitações à publicidade a refrigerantes e produtos calóricos já na sexta-feira



O Parlamento prepara-se para votar esta sexta-feira novas restrições à publicidade a refrigerantes e a produtos alimentares com elevado teor de açúcar, gordura e sódio, de forma a proteger o público infantil e juvenil. As intenções constam das propostas do PS, Verdes e PAN que vão ser discutidas e votadas na sexta, avançou o Meios & Publicidade.

Entre as medidas consta proibir publicidade a alimentos e bebidas de elevado teor em açúcar e gordura num raio de 500 metros de distância de escolas básicas e secundárias, assim como em programas de televisão, publicações, sites, programas ou actividades destinadas a menores de idade. Os alvos são, entre outros, as marcas de refrigerantes, bolos, chocolates, bolachas, batatas fritas, fast food e comida pré-cozinhada.

As restrições na televisão e na rádio não ficam por aqui. Segundo a proposta do PS, a publicidade a refrigerantes e a produtos alimentares com elevado teor de açúcar, gordura e sódio não será permitida em intervalos até 30 minutos antes e depois da emissão de programas infantis de TV ou rádio, nem em programas televisivos cujas audiências tenham um mínimo de 20 por cento de audiência de menores de 12 anos.

Em comunicado, Os Verdes justificam estas restrições com o crescimento “para números chocantes” da obesidade infantil, pré-adolescente e adolescente, relembrando que o consumo de produtos com demasiado açúcar ou sal provoca diabetes, cáries, problemas renais e obesidade.

Foto: Sh4rp_i / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...