Partículas de ouro encontradas em eucaliptos australianos
Partículas de ouro foram encontradas em folhas de árvore de eucalipto no oeste da Austrália, de acordo com investigadores da Earth Science and Resource Evaluation (CSIRO). A descoberta foi publicada na Nature Communications, avança o National Geographic, e indica que os eucaliptos com raízes grandes – que podem chegar a 40 metros de profundidade – roubam ouro das jazidas de minério e armazenam-no nas suas folhas.
“O eucalipto actua como uma bomba hidráulica – as suas raízes estendem-se dezenas de metros no solo e sugam a água que contém ouro. Como o metal é tóxico para a planta, a substância é expelida para as folhas e ramos”, diz a pesquisa.
Ainda assim, a concentração do minério é muito baixa – 46 partes por mil milhões – ou seja, menos que 0.000005% do peso de cada folha. Para se fazer um anel de ouro seriam necessárias 500 árvores, avança o estudo.
A verdadeira utilidade da descoberta não está na riqueza que pode vir dessa exploração, como é óbvio mas sim do facto de que ela ajudará as empresas a encontrarem depósitos inexplorados. Este método promete ser mais ecológico – ainda que, idealmente, as particulas deverão ficar onde estão.
Para esta descoberta, os investigadores, liderados por Melvyn Lintern, compararam as folhas de eucalipto das proximidades de garimpeiros australianos com folhas da mesma espécie, criadas em estufa. No laboratório, metade cresceu com o solo dosado com partículas de ouro, enquanto a outra metade dispôs de solo natural. A comparação está esmiuçada no documento publicado.